Fundo Fonds 2043 - Department of Physics fonds

Zona do título e menção de responsabilidade

Título próprio

Department of Physics fonds

Designação geral do material

Título paralelo

Outra informação do título

Título e menções de responsabilidade

Notas ao título

Nível de descrição

Fundo

Código de referência

Fonds 2043

Zona de edição

Menção de edição

Menção de responsabilidade da edição

Zona de detalhes específicos de materiais

Menção da escala (cartográfica)

Menção da projecção (cartográfica)

Menção das coordenadas (cartográfico)

Menção da escala (arquitectura)

Autoridade emissora e denominação (filatélica)

Zona de datas de criação

Data(s)

  • 1900-1974, predominant 1932-1974 (Produção)

Zona de descrição física

Descrição física

4.38 m of textual records. - 1 film reel. - 4 magnetic tapes

Zona dos editores das publicações

Título próprio do recurso continuado

Títulos paralelos das publicações do editor

Outra informação do título das publicações do editor

Menção de responsabilidade relativa ao editor do recurso contínuo

Numeração das publicações do editor

Nota sobre as publicações do editor

Zona da descrição do arquivo

Nome do produtor

História administrativa

The first class in physics was offered during the 1910-1911 session. The department was charged with the task of developing classes designed to meet the physical science needs of all University colleges. The purchase of seismic instruments, the establishment of a campus weather station, and the planning and construction of the Physics Building were achieved during the department's first decade. Faculty interests in the 1920s and 1930s served as the foundation for much of the department's future research. Expertise in meteorology, climatology, and the physics of the aurora led to the creation of the Institute of Upper Atmospheric Physics (1956), the Institute of Space and Atmospheric Studies (1965), and the Space Engineering Division (SED Ltd) in 1965. Interest in nuclear physics led to the purchase of the Betatron (1948), the first non-commercial cobalt-60 unit for cancer treatment (1952), and the linear accelerator (1964). The following have served as head of the department: J.L. Hogg (1911-1919); A.G. McGougan (1919-1924); E.L. Harrington (1924-1952); B.W. Currie (1952-1961); R.N.H. Haslam (1961-1964); L. Katz (1956-1976); R. Montalbetti (9176-1991); E.J. Llewellyn (1991-1993); H.S. Caplan (1993- ).

História custodial

Âmbito e conteúdo

This fonds contains reports, correspondence, minutes, blue prints, and a visitor's book regarding the planning for and opening of the Betatron Project. Also included are a CBC film and a four magnetic tapes regarding the opening of the Linear Accelerator. Another subgroup includes meteorological records kept by the department between 1900 and 1968. A third subgroup includes the log books of Dr. Balfour Currie regarding his research of auroras during the Second International Polar Year (1932-1933).

Zona das notas

Condição física

Fonte imediata de aquisição

Organização

Idioma do material

Script do material

Localização de originais

Disponibilidade de outros formatos

Restrições de acesso

Personal material relating to faculty, staff and students is restricted.

Termos que regulam o uso, reprodução e publicação

Instrumentos de descrição

Finding aid available: file title list only.

Materiais associados

Materiais relacionados

Ingressos adicionais

Further accruals expected.

Identificador(es) alternativo(s)

Zona do número normalizado

Número normalizado

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Locais relacionados

Géneros relacionados